Campo Grande (MS), Segunda-feira, 01 de Setembro de 2025

Política / Justiça

Brasília registra ato pró-Bolsonaro antes do julgamento no STF; manifestantes pedem anistia e criticam Moraes

Carreata reuniu apoiadores em frente à residência do ex-presidente, que cumpre prisão domiciliar na capital federal

31/08/2025

20:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Na manhã deste domingo (31/8), apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) realizaram uma carreata em Brasília (DF) em defesa da anistia aos presos de 8 de janeiro e com críticas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Mobilização em Brasília

O ato teve início na Torre de TV, ponto central da capital federal, onde manifestantes se reuniram com bandeiras do Brasil, dos Estados Unidos e de Israel, além de faixas e cartazes com frases como “Fora Lula”, “Fora Moraes, buzine!” e “Anistia já”.

Por volta das 10h20, o grupo seguiu em carreata até o condomínio Solar de Brasília, no Jardim Botânico, onde Bolsonaro cumpre prisão domiciliar.

O desembargador aposentado e advogado Sebastião Coelho, figura de destaque entre bolsonaristas por suas críticas a Moraes, divulgou um vídeo em que defendeu a mobilização:

“Essa nossa luta é por liberdade, por anistia e pelos presos do 8 de janeiro. Não pode continuar esse arbítrio, esse abuso praticado por Alexandre de Moraes. O conservador não tem outro tema a tratar, é ‘fora Moraes’ e anistia para todos”, declarou.

Em seguida, criticou o Legislativo:

“O Congresso está faltando com a população brasileira. Se quisesse, já teria resolvido essa situação.”

Contexto político e jurídico

A manifestação ocorre às vésperas do julgamento do núcleo 1 da trama golpista, marcado para começar nesta terça-feira (2/9), na Primeira Turma do STF. Bolsonaro e outros sete aliados são réus por suposta tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

O ex-presidente está em prisão domiciliar desde o início de agosto, monitorado por tornozeleira eletrônica, após descumprir restrições impostas pela Corte, entre elas a proibição de publicar mensagens em redes sociais, mesmo por meio de terceiros.

Na semana passada, a Polícia Federal encontrou no celular de Bolsonaro um rascunho de pedido de asilo político endereçado ao presidente argentino Javier Milei, datado de 2024. A defesa alegou tratar-se apenas de um “rascunho”, negando qualquer tentativa de fuga do país.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: