Política / Justiça
Brasília registra ato pró-Bolsonaro antes do julgamento no STF; manifestantes pedem anistia e criticam Moraes
Carreata reuniu apoiadores em frente à residência do ex-presidente, que cumpre prisão domiciliar na capital federal
31/08/2025
20:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Na manhã deste domingo (31/8), apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) realizaram uma carreata em Brasília (DF) em defesa da anistia aos presos de 8 de janeiro e com críticas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O ato teve início na Torre de TV, ponto central da capital federal, onde manifestantes se reuniram com bandeiras do Brasil, dos Estados Unidos e de Israel, além de faixas e cartazes com frases como “Fora Lula”, “Fora Moraes, buzine!” e “Anistia já”.
Por volta das 10h20, o grupo seguiu em carreata até o condomínio Solar de Brasília, no Jardim Botânico, onde Bolsonaro cumpre prisão domiciliar.
O desembargador aposentado e advogado Sebastião Coelho, figura de destaque entre bolsonaristas por suas críticas a Moraes, divulgou um vídeo em que defendeu a mobilização:
“Essa nossa luta é por liberdade, por anistia e pelos presos do 8 de janeiro. Não pode continuar esse arbítrio, esse abuso praticado por Alexandre de Moraes. O conservador não tem outro tema a tratar, é ‘fora Moraes’ e anistia para todos”, declarou.
Em seguida, criticou o Legislativo:
“O Congresso está faltando com a população brasileira. Se quisesse, já teria resolvido essa situação.”
A manifestação ocorre às vésperas do julgamento do núcleo 1 da trama golpista, marcado para começar nesta terça-feira (2/9), na Primeira Turma do STF. Bolsonaro e outros sete aliados são réus por suposta tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
O ex-presidente está em prisão domiciliar desde o início de agosto, monitorado por tornozeleira eletrônica, após descumprir restrições impostas pela Corte, entre elas a proibição de publicar mensagens em redes sociais, mesmo por meio de terceiros.
Na semana passada, a Polícia Federal encontrou no celular de Bolsonaro um rascunho de pedido de asilo político endereçado ao presidente argentino Javier Milei, datado de 2024. A defesa alegou tratar-se apenas de um “rascunho”, negando qualquer tentativa de fuga do país.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Bolsonaro não deve comparecer à abertura do julgamento da trama golpista, dizem interlocutores
Leia Mais
PGR defende manutenção da prisão de Braga Netto no STF
Leia Mais
William Bonner anuncia saída do ‘Jornal Nacional’ após 29 anos; César Tralli assume ao lado de Renata Vasconcellos
Leia Mais
Damares diz que Bolsonaro está “sereno” após visita em prisão domiciliar
Municípios