Campo Grande (MS), Sexta-feira, 18 de Julho de 2025

Política Internacional

Lula reage ao tarifaço de Trump, chama sobretaxa de “chantagem inaceitável” e acusa políticos brasileiros de serem “traidores da pátria”

Presidente defende soberania nacional, rebate críticas à Justiça e promete proteger o Pix, o meio ambiente e a indústria brasileira em meio a embate comercial com os EUA

17/07/2025

20:15

DA REDAÇÃO

©ARQUIVO

Em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV nesta quinta-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou como “chantagem inaceitável” a decisão do ex-presidente americano Donald Trump de impor sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros. Lula denunciou a medida como um ataque à soberania nacional e criticou duramente políticos brasileiros que apoiam as sanções, chamando-os de “traidores da pátria”.

A reação do governo brasileiro ocorre após o anúncio da tarifa, que deve entrar em vigor em 1º de agosto. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu no STF por tentativa de golpe, foi citado diretamente por Trump, que acusou o Brasil de perseguir seu aliado e afirmou que o julgamento contra Bolsonaro é uma "caça às bruxas".

Lula defende soberania e critica interferência externa

Tentar interferir na Justiça brasileira é um grave atentado à soberania nacional”, disse Lula em rede nacional.
Todas as empresas, nacionais ou estrangeiras, devem cumprir as leis do Brasil.

Durante o discurso de 4 minutos e 50 segundos, Lula afirmou que o Brasil tentou negociar com os EUA, enviando proposta em 16 de maio, mas que recebeu como resposta ameaças e informações falsas. Segundo ele, o país continuará dialogando, mas sem aceitar imposições.

Críticas a Eduardo Bolsonaro e Trump

O presidente também voltou a criticar o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que tem feito lobby nos EUA por retaliações ao Brasil. “São traidores da pátria. Apostam no quanto pior, melhor. Não se importam com a economia nacional”, afirmou Lula.

Em carta recente, Trump apoiou Bolsonaro e exigiu o fim do julgamento no STF. “Este julgamento deve terminar imediatamente!”, escreveu o republicano, elogiando o ex-presidente brasileiro e o chamando de “líder forte e respeitado”.

Impacto econômico e setores afetados

A sobretaxa ameaça segmentos-chave da indústria brasileira, como:

  • Calçados

  • Máquinas e equipamentos

  • Ferro gusa

  • Peças automotivas

  • Móveis

  • Ferroligas

Entidades setoriais alertam que a tarifa inviabiliza as exportações desses produtos para os EUA, que mantêm superávit comercial com o Brasil há 17 anos.

Os EUA têm um superávit de US$ 410 bilhões com o Brasil. As alegações de Trump são falsas”, disse Lula.

Pix na mira dos EUA: Lula promete defender sistema

A investigação comercial dos EUA, liderada pelo USTR (Escritório do Representante de Comércio dos EUA), cita o Pix como suposta prática desleal. Lula rebateu:

O Pix é do Brasil. Vamos proteger o Pix. Vamos lançar o Pix parcelado. É uma inovação nacional.

Na visão do governo, grandes empresas de cartão de crédito e big techs pressionam o governo americano contra o sistema brasileiro por medo da concorrência.

Resposta às críticas ambientais

A investigação americana também menciona preocupações com o desmatamento. Lula respondeu no pronunciamento:

O Brasil hoje é referência na proteção ambiental. Reduzimos pela metade o desmatamento na Amazônia em dois anos e vamos zerá-lo até 2030.

Governo articula frente ampla com Congresso e setor produtivo

O Planalto, liderado por Geraldo Alckmin, tem feito reuniões com representantes da indústria, comércio, agricultura e sindicatos para formular uma resposta coordenada. A ideia é evitar uma escalada do conflito e manter canais diplomáticos abertos.

Estamos construindo uma ação conjunta que defende o povo brasileiro e protege nossa economia.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: