Campo Grande (MS), Quarta-feira, 16 de Julho de 2025

Política / Economia

Alcolumbre, Hugo Motta e Alckmin reagem ao tarifaço de Trump e pedem união nacional para defender soberania do Brasil

Parlamentares e vice-presidente classificam taxação dos EUA como agressão injusta e reforçam apoio a medidas de retaliação lideradas pelo Executivo

16/07/2025

10:55

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Em meio ao agravamento das tensões comerciais com os Estados Unidos, os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), se reuniram nesta quarta-feira (16) com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) para discutir os efeitos do tarifaço de 50% anunciado por Donald Trump sobre produtos brasileiros. O encontro ocorreu em Brasília e foi marcado por apelos à união entre os Poderes e defesa da soberania nacional.

“Vejo um momento de agressão ao Brasil e aos brasileiros, isso não é correto. Temos que ter firmeza, resiliência e tratar com serenidade essa relação”, afirmou Davi Alcolumbre, que prometeu total apoio do Parlamento às medidas do Executivo.

Defesa da soberania e resposta firme

O presidente da Câmara, Hugo Motta, reforçou que o Congresso já aprovou a Lei da Reciprocidade, permitindo ao Brasil adotar medidas simétricas em relação a países que desrespeitem acordos comerciais ou imponham barreiras consideradas unilaterais.

“O Brasil não pode ser levado a situações em que decisões externas interfiram na nossa soberania”, destacou Motta. “Estamos prontos para agir com rapidez e dar a retaguarda necessária ao presidente Lula.”

A reunião foi realizada em clima de alerta, após a divulgação da carta de Trump ao presidente Lula, na qual o republicano justifica a taxação como resposta a supostos ataques à liberdade de expressão e insinua uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

 Alckmin: Medida é injusta e baseada em erros

Líder da pasta de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Alckmin tem conduzido a articulação diplomática e técnica para enfrentar a crise. Segundo ele, a decisão do governo americano é “totalmente inadequada e injusta”, e baseada em alegações falsas, como a de que os EUA teriam déficit comercial com o Brasil.

“A balança comercial é favorável aos EUA. Dos 10 principais produtos que eles exportam para o Brasil, oito não têm nenhuma taxação”, esclareceu Alckmin.

O vice-presidente lembrou que a tarifa média de importação aplicada pelo Brasil é de apenas 2,7%, desmontando o argumento de supostas barreiras ao comércio americano.

Medidas em estudo pelo governo brasileiro

Segundo fontes do Executivo, o governo Lula estuda uma ação multilateral na OMC (Organização Mundial do Comércio), além da aplicação da Lei de Reciprocidade para setores sensíveis aos EUA, como tecnologia, defensivos agrícolas e etanol.

Há também possibilidade de retaliação em acordos bilaterais e reforço de parcerias com China, União Europeia, Mercosul e países asiáticos para escoamento da produção afetada.

Unificação dos Poderes é estratégica

A reunião entre Alcolumbre, Motta e Alckmin marca um movimento de convergência institucional, considerado estratégico para dar respaldo político e jurídico às medidas do Executivo. Nos bastidores, líderes partidários destacam que o momento é de “defesa do Brasil, acima das disputas internas”.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: