Campo Grande (MS), Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2025

Política / Câmara Federal

Líder do PL acusa Moraes de abuso de poder após anulação de votação sobre Zambelli

Sóstenes Cavalcante chama ministro de “ditador psicopata” e diz que decisão do STF atropela a soberania do Parlamento

11/12/2025

21:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), divulgou nota nesta quinta-feira reagindo de forma contundente à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou a votação do plenário da Câmara que havia mantido o mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP). Para o parlamentar, a medida representa abuso de poder e uma interferência direta sobre a autonomia do Legislativo.

Segundo Sóstenes, Moraes teria ultrapassado os limites constitucionais. “O ditador psicopata que hoje manda nos três Poderes voltou a atacar. Quando um ministro anula a decisão soberana da Câmara e derruba o voto popular, isso deixa de ser Justiça e vira abuso absoluto de poder”, afirmou o deputado em nota oficial.

O parlamentar também classificou a decisão como um gesto de concentração de poder: “O Brasil viu um ato de usurpação institucional: um homem passando por cima do Parlamento e da vontade do povo. Isso fere a democracia no seu coração. Se o sistema não gosta do eleito, ele tenta destruí-lo no tapetão.”

A anulação da votação ocorre um dia após a Câmara rejeitar a cassação de Carla Zambelli, que obteve 227 votos favoráveis à perda do mandato e 170 contrários, sem alcançar os 257 votos necessários para cassação. A deputada está presa na Itália, para onde fugiu após ser condenada pelo STF.

Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes sustentou que a Câmara descumpriu o artigo 55 da Constituição Federal, que prevê a perda automática do mandato de parlamentares condenados criminalmente em decisão transitada em julgado — caso de Zambelli, cuja pena de 10 anos de prisão foi confirmada em maio pelo STF. Moraes determinou ainda que o suplente Coronel Tadeu (PL-SP) seja empossado em até 48 horas.

O episódio reabre o debate sobre os limites entre os Poderes e aprofunda o embate político entre setores do bolsonarismo e o Supremo Tribunal Federal.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: