Política / Justiça
CGU demite ex-chefe da Receita envolvido no caso das joias sauditas
Ato publicado no Diário Oficial impede Julio Cesar Vieira Gomes de ocupar cargos públicos por cinco anos
01/12/2025
20:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Controladoria-Geral da União (CGU) demitiu o ex-secretário da Receita Federal Julio Cesar Vieira Gomes, em ato publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (1º). A decisão encerra o processo disciplinar instaurado após seu envolvimento na tentativa de liberar joias de alto valor recebidas pelo então presidente Jair Bolsonaro em viagens oficiais.
A motivação específica da demissão não foi detalhada na publicação do DOU, mas o processo se refere ao episódio que ficou conhecido como caso das joias sauditas, que trouxe repercussão nacional e se tornou alvo de investigação da Polícia Federal.
Durante o governo Bolsonaro, Julio Cesar foi acusado de pressionar servidores da Receita Federal para liberar, sem os procedimentos regulares, bens de luxo retidos no Aeroporto de Guarulhos. As peças – avaliadas em milhões – foram interceptadas pela fiscalização aduaneira por não terem sido declaradas conforme a lei exige.
Com a demissão, o ex-chefe da Receita fica proibido de assumir qualquer cargo público pelos próximos cinco anos, conforme prevê a legislação disciplinar aplicável a servidores federais.
A Agência Brasil informou que tenta contato com a defesa de Julio Cesar, que ainda não se manifestou.
No ano passado, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federal no inquérito que apura a destinação irregular das joias. As investigações apontam que os desvios envolvendo o conjunto de presentes oficiais podem chegar a R$ 6,8 milhões.
O episódio segue entre os temas mais sensíveis do conjunto de apurações que envolvem o ex-presidente e seus auxiliares diretos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Entidades repudiam retirada da imprensa do plenário da Câmara e cobram explicações de Hugo Motta
Leia Mais
Mega-Sena acumula no concurso 2.949 e prêmio sobe para R$ 38 milhões
Leia Mais
Defesa pede ao STF autorização para cirurgia de Jair Bolsonaro e conversão da pena em prisão domiciliar humanitária
Leia Mais
Receita Federal informa o que entra ou não na soma do CPF e CNPJ do MEI
Municípios