Campo Grande (MS), Quarta-feira, 27 de Agosto de 2025

Política / Câmara Federal

Hugo Motta defende PEC da Blindagem e nega retaliação ao STF

Presidente da Câmara afirma que proposta atende “espírito da Casa”; expectativa é de votação em dois turnos ainda nesta quarta-feira (27)

27/08/2025

11:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu nesta quarta-feira (27) o avanço da chamada PEC da Blindagem, também conhecida como PEC das Prerrogativas, que limita investigações criminais contra parlamentares sem autorização prévia do Congresso Nacional. A proposta, apresentada em 2021, deve ser votada em dois turnos no plenário da Casa ainda hoje.

“É uma demanda que atende o espírito da Casa. É isso que temos conversado. Há, de vários partidos, um sentimento na Casa de que essa atividade parlamentar precisa — não vou dizer melhor protegida — mas melhor dimensionada do ponto de vista legal”, afirmou Motta.

Debate em meio a tensão com o STF

O presidente da Câmara destacou que o avanço da proposta não representa retaliação a outros Poderes, apesar do clima de tensão institucional com o Supremo Tribunal Federal (STF).

“No entendimento da Casa, algumas decisões, de certa forma, têm transgredido o limite daquilo que é garantido. Essa instabilidade tem incomodado os parlamentares. Não é uma medida de retaliação de quem quer que seja”, declarou.

A votação da PEC foi confirmada após reunião de líderes partidários na terça-feira (26). O relator, deputado Lafayette Andrada (Republicanos-MG), deve apresentar um novo parecer com ajustes no texto antes da análise em plenário.

Outras pautas em discussão

Além da PEC da Blindagem, a pauta desta quarta-feira inclui a proposta que acaba com o foro privilegiado para autoridades em crimes comuns, transferindo o julgamento para a primeira instância. Entretanto, líderes avaliam que as chances de votação deste segundo texto ainda são remotas.

A definição da agenda ocorre às vésperas do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF, o que reforça o peso político da tramitação da PEC das Prerrogativas.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: