Campo Grande (MS), Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025

Economia / Relações Internacionais

Tebet sobre tarifaço: “Estados Unidos não podem se enganar, nosso maior parceiro comercial é a China e a Ásia”

Ministra do Planejamento destaca importância estratégica de ferrovia ligando o Atlântico ao Pacífico e reforça prioridade das exportações para o mercado asiático

08/08/2025

20:15

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou nesta sexta-feira (8) que, embora o Brasil mantenha relações comerciais estratégicas com os Estados Unidos, a China e o mercado asiático são atualmente os principais parceiros comerciais do país. A declaração ocorre em meio à crise diplomática e comercial provocada pelo tarifaço imposto pelo governo norte-americano sobre produtos brasileiros.

O aumento das tarifas foi classificado pelo governo brasileiro como unilateral e fora dos padrões do comércio internacional. Desde o anúncio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua equipe vêm buscando abrir canais de diálogo para minimizar os impactos econômicos.

Ferrovia interoceânica com apoio chinês

Durante agenda em Rondônia ao lado do presidente Lula, Tebet citou o projeto de uma ferrovia interoceânica que ligará o Atlântico ao Pacífico, passando por diversos estados brasileiros até o porto de Chancay, no Peru, com apoio de investimentos chineses.

“A China vai ser parceira do Brasil em projeto que vai integrar a ferrovia que vai ser a primeira a interligar dois oceanos. [...] Para fazer com que os nossos produtos cheguem mais rápido para a Ásia e tragam os produtos da Ásia para cá”, afirmou a ministra.

O traçado previsto parte da Bahia, atravessa Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, chegando ao litoral peruano.

“Precisamos dos EUA, mas a Ásia é o maior parceiro”

Tebet ressaltou a importância de manter relações equilibradas com Washington, mas reforçou que a prioridade comercial brasileira está voltada para o mercado asiático.

“No momento em que o multilateralismo está sendo ameaçado, nós temos sim que respeitar os Estados Unidos. Precisamos dos EUA como parceiros comerciais. Mas os Estados Unidos não podem se enganar: o nosso maior parceiro comercial hoje é a China, é a Ásia.”


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: