Campo Grande (MS), Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025

Política / Economia Internacional

Governo Lula aciona OMC contra tarifaço de Trump sobre produtos brasileiros

Sobretaxa de 50% afeta 35,9% das exportações; café e carne estão entre os produtos atingidos

06/08/2025

09:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O governo brasileiro oficializou nesta quarta-feira (6) uma queixa formal à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos a uma série de produtos brasileiros. A decisão partiu do Ministério das Relações Exteriores, que protocolou o pedido de consultas em Genebra, na Suíça — primeira etapa de um possível painel de arbitragem no sistema multilateral.

A medida do governo norte-americano foi anunciada pelo ex-presidente Donald Trump e entrou em vigor hoje, afetando cerca de 35,9% das exportações brasileiras para os EUA, segundo estimativas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Produtos afetados e exceções

Apesar da sobretaxa, a lista de exceções inclui produtos estratégicos como:

  • Suco de laranja

  • Aeronaves civis

  • Petróleo

  • Veículos e peças automotivas

  • Fertilizantes

  • Produtos energéticos

Por outro lado, carnes e café brasileiro — duas das principais commodities exportadas ao mercado norte-americano — estão entre os mais atingidos.

Lula defende fortalecimento da OMC

A avaliação do caso na OMC tende a ser longa, sem garantias de resultado favorável ao Brasil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já havia criticado anteriormente o esvaziamento da atuação da OMC e reiterado a necessidade de fortalecer os organismos multilaterais diante do aumento de disputas comerciais unilaterais.

Mesmo com a baixa eficácia recente da OMC, o governo optou por acionar o organismo como forma de marcar posição política em defesa do multilateralismo e do livre comércio regulado.

Base jurídica e resolução publicada

Na última terça-feira (5), o governo federal publicou no Diário Oficial da União uma resolução que autorizava o Itamaraty a acionar o Mecanismo de Solução de Controvérsias (SSC) da OMC.

Esse instrumento é utilizado para garantir o cumprimento de acordos comerciais e contestar medidas unilaterais que possam violar as regras internacionais do comércio.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: