Campo Grande (MS), Terça-feira, 19 de Agosto de 2025

Concursos Públicos

Segunda edição do Concurso Nacional Unificado registra mais de 250 mil inscritos em cotas

Negros representam 27,7% das inscrições; CPNU 2 é o primeiro a aplicar integralmente a nova Lei de Cotas

02/08/2025

07:15

SECOM

DA REDAÇÃO

O amplo interesse de pessoas negras demonstra um impacto na democratização do acesso ao serviço público promovida pelo modelo inovador do CPNU - Foto: Divulgação/MGI

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) recebeu 252.596 inscrições homologadas nas cotas, com destaque para a participação de 210.882 pessoas negras — o equivalente a 27,7% dos mais de 760 mil inscritos em todo o país. O percentual é superior ao registrado na primeira edição (20%) e evidencia o avanço da inclusão no acesso ao serviço público federal.

Coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o CPNU 2 é o primeiro a aplicar integralmente a Lei nº 15.142/2025, que ampliou a reserva de vagas para 30% — sendo 25% para negros, 3% para indígenas e 2% para quilombolas.

“O objetivo é corrigir desigualdades históricas no acesso ao serviço público, garantindo representatividade ao final do processo seletivo”, afirmou Cristina Mori, secretária-executiva do MGI.

Participação por grupos

  • Negros: 210.882 inscrições (27,7%). Maior concentração no Bloco 9 – Regulação (51.515), seguido de Administração (47.609) e Seguridade Social (34.351).

  • Indígenas: 6.657 inscrições (0,87%). Maior número no Bloco 9 – Regulação (Intermediário) (1.567).

  • Quilombolas: 5.004 inscrições (0,66%). Maior número no Bloco 9 – Regulação (Intermediário) (1.221).

  • PcDs: 30.053 inscrições (3,9%), com destaque para o Bloco 5 – Administração (7.819).

No total, negros, indígenas e quilombolas representam 29,23% das inscrições.

Presença feminina e inclusão

As mulheres representam 60% das inscrições confirmadas. O edital prevê critério de equiparação de gênero na etapa discursiva, garantindo pelo menos 50% de classificadas, sempre que houver desempenho compatível. Há também condições especiais para gestantes e lactantes, como tempo adicional para amamentação.

Estrutura e metodologia

O CPNU permite que cada candidato escolha um bloco temático e defina a ordem de preferência entre cargos e órgãos. A classificação final será definida pela soma das notas das provas objetiva e discursiva, mais análise de títulos, com aplicação dos critérios de cotas e ampla concorrência.

O concurso oferece vagas em 32 órgãos federais, com provas aplicadas em 228 cidades de todos os estados e do Distrito Federal, abrangendo 4.951 municípios de origem dos candidatos.

Cronograma

  • Provas objetivas: 5 de outubro de 2025

  • Provas discursivas: 7 de dezembro de 2025

  • Resultado final: janeiro de 2026


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: