SAÚDE DO PAPA
Papa Francisco segue em estado crítico, mas apresenta leve melhora, diz Vaticano
Pontífice não teve novas crises respiratórias, mas quadro de insuficiência renal preocupa médicos
24/02/2025
09:00
NAOM
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
O Vaticano informou, nesta segunda-feira (24), que o papa Francisco continua em estado crítico, porém, teve uma noite tranquila. O último boletim divulgado pela Santa Sé apontou que o pontífice não apresentou novos episódios de crise respiratória, mas segue sob monitoramento devido a sinais de insuficiência renal.
🔹 Crise respiratória controlada: O papa não apresentou novas crises respiratórias desde a noite de domingo.
🔹 Insuficiência renal leve: Exames indicam um início de insuficiência renal, que está sob controle.
🔹 Transfusões de sangue: Francisco recebeu duas unidades de concentrado de hemácias, resultando em aumento nos níveis de hemoglobina.
🔹 Suporte de oxigênio: O pontífice segue utilizando cânulas nasais para receber oxigênio suplementar.
🔹 Sem febre e consciente: O papa está alerta e orientado, sem sinais de febre ou complicações infecciosas severas.
Os médicos do hospital Gemelli, em Roma, onde Francisco está internado desde o dia 14 de fevereiro, reforçaram que o quadro de saúde do pontífice segue imprevisível, e que o tempo necessário para resposta ao tratamento exige cautela no prognóstico.
O sábado (22) foi considerado o momento mais crítico da internação de Jorge Mario Bergoglio, de 88 anos. O papa enfrentou uma grave crise respiratória asmática, necessitando de oxigênio suplementar e transfusões de sangue devido a uma baixa contagem de plaquetas.
Foi a primeira vez que a equipe médica classificou o prognóstico como reservado, indicando incerteza sobre a recuperação do líder da Igreja Católica.
No domingo (23), milhares de peregrinos estiveram na Praça São Pedro para rezar pelo pontífice, aproveitando a visita a Roma para participar do Jubileu dos Diáconos, evento que ocorre a cada 25 anos.
Durante a missa que deveria ter sido celebrada pelo papa na Basílica de São Pedro, o arcebispo Rino Fisichella pediu orações e destacou a presença simbólica do pontífice:
"Na celebração eucarística, onde a comunhão assume a sua dimensão mais plena e significativa, sentimos o papa Francisco, mesmo num leito de hospital, próximo a nós e presente entre nós."
Apesar da gravidade do quadro, médicos afirmam que Francisco não está fora de perigo, mas não corre risco iminente de morte. Sua idade avançada, a mobilidade reduzida e as doenças respiratórias crônicas tornam a recuperação mais delicada.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Janja reage a vídeo de Zezé Di Camargo e critica ataques às filhas de Silvio Santos
Leia Mais
Moraes determina que Ministério da Justiça formalize pedido de extradição de Alexandre Ramagem aos EUA
Leia Mais
Gilmar Mendes vota pela inconstitucionalidade do marco temporal para terras indígenas
Leia Mais
Presidente da CCJ classifica PL da Dosimetria como “vergonha” e afirma que Senado vai barrar proposta
Municípios