POLÍTICA
Bolsonaro pode ter benefícios legais ao completar 70 anos em 2025
Prazos de prescrição dos crimes podem ser reduzidos pela metade a partir da nova idade, caso eventuais condenações ocorram após o aniversário do ex-presidente.
24/11/2024
07:30
OE
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) completará 70 anos em março de 2025, e com isso terá direito à redução pela metade nos prazos de prescrição dos crimes pelos quais é investigado. A regra, prevista no Código Penal brasileiro, beneficia pessoas com mais de 70 anos. Caso uma condenação ocorra após essa data, o prazo para prescrição será calculado com base em sua idade.
Se condenado, por exemplo, a uma pena de seis anos por tentativa de abolição do Estado democrático de Direito, o prazo de prescrição seria de 12 anos para pessoas abaixo de 70 anos. No caso de Bolsonaro, ao atingir a nova idade, esse prazo cai para seis anos. Segundo especialistas, a redução começa a ser aplicada a partir da sentença condenatória.
Além de Bolsonaro, outros investigados no mesmo inquérito também se beneficiarão, como o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Augusto Heleno e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, ambos já com mais de 70 anos.
A Polícia Federal concluiu recentemente investigações envolvendo o ex-presidente e outros 36 indiciados, sob suspeitas de crimes como tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado democrático de Direito e organização criminosa. O inquérito foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) e agora aguarda análise do ministro Alexandre de Moraes e da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Entre os indiciados, destacam-se figuras próximas a Bolsonaro, mas outros suspeitos, como o general Luiz Eduardo Ramos e o coronel Jean Lawand Júnior, ficaram de fora do relatório. A exclusão de nomes gerou questionamentos, especialmente por suas supostas conexões com planos de golpe relatados por testemunhas e evidências reunidas pela PF.
Se condenado pelos crimes investigados, Bolsonaro poderá enfrentar penas que somam até 28 anos de reclusão, além de perder o direito de disputar eleições até 2061, quando terá 106 anos. Ele já está inelegível até 2030 devido a condenações anteriores no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) relacionadas a ataques ao sistema eleitoral.
A soma das penas máximas pelos crimes investigados seria:
Após cumprir a pena, Bolsonaro ainda estaria sujeito a mais oito anos de inelegibilidade pela Lei da Ficha Limpa.
Especialistas apontam que, mesmo com a redução dos prazos de prescrição, as chances de prescrição processual são baixas, dado o ritmo atual das investigações e o provável avanço dos julgamentos no STF. Além disso, qualquer mudança no regime de cumprimento de pena dependerá de condições específicas de saúde ou risco à integridade física do ex-presidente.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PF aponta movimentação de R$ 30 milhões em contas de Jair Bolsonaro em um ano
Leia Mais
Áudio da PF revela que Tarcísio atuou como interlocutor de Bolsonaro no STF
Leia Mais
Silas Malafaia ataca Hugo Motta: “Não tem palavra e o povo da Paraíba responderá”
Leia Mais
Mauro Mendes rebate Carlos Bolsonaro: “Falou pela boca o que devia sair por outro lugar”
Municípios