ECONOMIA
Receita Federal paga nesta quinta-feira lote da malha fina do Imposto de Renda
Mais de 264 mil contribuintes vão receber R$ 700 milhões
31/10/2024
08:32
RECEITA FEDERAL
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
Nesta quinta-feira, 31 de outubro, a Receita Federal realiza o pagamento do lote de restituições da malha fina do Imposto de Renda. Ao todo, 264.602 contribuintes que corrigiram pendências receberão R$ 700 milhões. Desse total, cerca de 53% será destinado a contribuintes com prioridade no reembolso, incluindo pessoas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, que foram adicionadas à lista de prioridades.
Entre os prioritários, 126.824 contribuintes informaram a chave Pix vinculada ao CPF ou usaram a declaração pré-preenchida, garantindo prioridade. A seguir, 14.661 contribuintes têm como principal fonte de renda o magistério, enquanto 11.360 são residentes no Rio Grande do Sul. Além disso, 46.689 pessoas com idade entre 60 e 79 anos também recebem prioridade, assim como 6.416 idosos acima de 80 anos e 5.219 contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave.
Os 53.433 contribuintes restantes não se enquadram nas categorias prioritárias e não informaram chave Pix, mas também serão contemplados neste lote.
Desde 24 de outubro, é possível consultar se a restituição foi incluída neste lote residual. Para isso, os contribuintes podem acessar o site da Receita Federal e selecionar “Meu Imposto de Renda” e “Consultar a Restituição”. A consulta também está disponível no aplicativo da Receita para tablets e smartphones.
O pagamento será realizado na conta bancária ou na chave Pix informada durante a declaração. Caso o depósito não seja efetuado, por exemplo, devido a uma conta desativada, o valor ficará disponível para resgate por um ano no Banco do Brasil. O contribuinte pode agendar o crédito para uma nova conta pelo Portal BB ou entrar em contato com a Central de Relacionamento pelo 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras regiões) ou 0800-729-0088 (para deficientes auditivos).
Se a restituição não for resgatada após um ano, o contribuinte precisará solicitar o valor por meio do Portal e-CAC. Basta acessar “Declarações e Demonstrativos”, selecionar “Meu Imposto de Renda” e clicar em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PF indicia Jair e Eduardo Bolsonaro em ação penal do golpe
Leia Mais
Moraes manda cancelar passaporte de Silas Malafaia e o impede de falar com Jair e Eduardo Bolsonaro
Leia Mais
PF encontra mensagens de Jair Bolsonaro planejando pedido de asilo político na Argentina
Leia Mais
PF faz buscas contra Silas Malafaia no Galeão em investigação sobre tentativa de obstrução de Justiça
Municípios