STF
Rosa Weber toma posse como presidente do STF
Magistrada substitui o ministro Luiz Fux e comandará a Corte por um ano
12/09/2022
18:15
Nova comandante da corte, a ministra Rosa Weber de 73 anos toma posse como presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) nesta segunda-feira (12). Ela substitui Luiz Fux na presidência e no CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
A ministra é a terceira mulher a presidir a casa. Pela regra, as eleições são protocoladas. Na prática, é feito um rodízio de antiguidade, sendo eleito o ministro com mais tempo de casa que nunca presidiu a corte.
O mandato tem 2 anos, mas será menor devido à magistrada completar 75 anos em 2 de outubro de 2023, quando se aposenta compulsoriamente.
A solenidade contou com a presença do presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil), Fábio Faria (Comunicações), Anderson Torres (Justiça) e Bruno Bianco (Advocacia Geral da União), também compareceram à cerimônia.
Carreira
Rosa Maria Pires Weber nasceu em Porto Alegre (RS), no dia (2) de outubro de 1948. Em 1967, foi aprovada em 1º lugar para a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e curso de Ciências Jurídicas e Sociais da mesma universidade, com conclusão do curso em 1971.
Em seu discurso, Weber relembrou que por várias vezes, homenageou o estado de origem, o Rio Grande do Sul, citando, inclusive, trecho do hino gaúcho: "Mas não basta pra ser livre ser forte, aguerrido e bravo, povo que não tem virtude acaba por ser escravo".
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula faz exames e passará por cirurgia de catarata nesta sexta-feira
Leia Mais
Ratinho Jr. defende indulto a Bolsonaro e evidencia racha interno no PSD sobre anistia
Leia Mais
Toffoli retira sigilo de depoimentos no inquérito que apura fraudes bilionárias no Banco Master
Leia Mais
Malafaia pede ao STF rejeição de denúncia por ofensas ao comando do Exército
Municípios