Política Internacional
Brasil aguarda resposta dos EUA sobre ‘mapa do caminho’ para negociações que podem derrubar tarifaço de 50%
Mauro Vieira diz que governo Trump quer avançar rapidamente e prevê acordo provisório até o fim do mês
13/11/2025
18:00
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta quinta-feira (13) que o Brasil deve receber, nos próximos dias, a resposta dos Estados Unidos sobre um “mapa do caminho” que irá orientar as negociações bilaterais destinadas a destravar pendências comerciais — entre elas, o tarifaço de 50% imposto pelos EUA a produtos brasileiros.
A declaração foi dada após uma reunião em Washington com o secretário de Estado americano, Marco Rubio. Os dois já haviam se encontrado outras duas vezes na quarta-feira, durante a reunião ministerial do G7, no Canadá.
Segundo Vieira, Rubio demonstrou interesse pessoal — e também do governo Trump — em acelerar as conversas. “O secretário disse que a resposta deve vir muito rapidamente, possivelmente ainda esta semana ou no início da próxima”, afirmou o chanceler.
Vieira explicou que, no dia 4 de novembro, houve uma reunião virtual de alto nível entre equipes do Itamaraty, Ministério da Fazenda e MDIC com suas contrapartes norte-americanas.
Nessa reunião, o Brasil apresentou uma resposta detalhada às demandas dos EUA enviadas em 16 de outubro.
“Apresentamos nossas propostas para a solução das questões. Agora estamos esperando que eles nos respondam”, disse o ministro.
O chanceler relatou que Rubio citou comentários do presidente Donald Trump, que disse ter “gostado muito” da reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, realizada na Malásia no mês passado.
Segundo Rubio, Trump manifestou vontade política de avançar na solução das pendências comerciais e reaproximar os dois países.
Vieira informou que Brasil e EUA trabalham com o objetivo de concluir, até o fim deste mês — ou no início do próximo — um acordo provisório que estabelecerá um roteiro das negociações pelos próximos 12 a 24 meses.
“É uma demonstração clara do interesse do governo americano em solucionar as questões pendentes e estreitar a relação com o Brasil”, afirmou.
Questionado sobre a possibilidade de retirada imediata das tarifas sobre o café brasileiro, Vieira disse que esse assunto não foi tratado diretamente com Rubio nesta rodada de conversas.
A administração Trump já sinalizou que pode rever as sobretaxas sobre o café, mas ainda não esclareceu se a medida alcançaria todos os países ou apenas alguns fornecedores específicos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Revisão da Lei Magnitsky expõe racha entre aliados de Eduardo Bolsonaro e gera troca de ataques nas redes
Leia Mais
Alexandre de Moraes agradece Lula por retirada de sanções da Lei Magnitsky
Leia Mais
Moraes agradece atuação de Lula após EUA retirarem sanções impostas pela Lei Magnitsky
Leia Mais
Sicredi reúne conselheiros do FCO/MS e reforça compromisso com ampliação do crédito em 2025
Municípios