Campo Grande (MS), Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2025

Política / Justiça

Paulinho da Força admite que PL da Dosimetria reduzirá pena de Bolsonaro

Deputado disse a bancada do PT que proposta beneficia ex-presidente condenado a 27 anos por tentativa de golpe

24/09/2025

13:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) afirmou, nesta quarta-feira (24), em reunião com a bancada do PT na Câmara, que o PL da Dosimetria, em discussão no Congresso, também beneficiará o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo STF a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado e organização criminosa.

Segundo Paulinho, a proposta prevê a redução do tempo de cumprimento das penas dos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

“Será uma redução de penas para mandar essa turma para casa. Se me perguntar: ‘Reduz o Bolsonaro?’, reduz também. Não tem como tirar ele do relatório. Quem está em posição de mando e financiadores terá uma pena maior”, disse o relator.

O deputado defendeu a medida como forma de buscar pacificação política e afirmou que apresentará uma prévia do relatório na próxima segunda-feira (29).

Divergências internas

Durante o encontro, o deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA) elogiou Paulinho por seu perfil conciliador. Já o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), reagiu em tom de brincadeira:

“Quero ver se ele vai ter sucesso”.

Posição do governo

O texto atual substitui a proposta original, defendida pela bancada do PL, que previa anistia ampla, geral e irrestrita. Mesmo assim, o governo já sinalizou que votará contra.

Na terça-feira (23), a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, reiterou que o Planalto é contrário a qualquer alteração nas condenações impostas pelo Supremo:

“A posição do governo sempre foi clara. Somos contra a anistia e contra a redução de penas. O processo foi conduzido dentro das regras jurídicas e não há por que mexer nele agora”, afirmou.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), também articula para encerrar a discussão rapidamente e liberar espaço para outras pautas prioritárias.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: