Economia / Empreendedorismo
Coluna SIMPI – MEI: saiba que se ficar doente, não fica sem renda!
Auxílio-doença garante proteção ao microempreendedor; reforma tributária, anistia fiscal e mercado de exportação de carnes também estão no radar
26/08/2025
21:00
SIMPI
DA REDAÇÃO
MEI: direito ao auxílio-doença pode garantir salário em caso de afastamento
Muitos Microempreendedores Individuais (MEIs) desconhecem que têm direito ao auxílio-doença, benefício que assegura o pagamento de um salário-mínimo em caso de afastamento por problemas de saúde. A proteção vale para categorias como taxistas, motoboys, diaristas e outros profissionais autônomos.
Para ter acesso, é fundamental que o MEI esteja em dia com o pagamento do boleto mensal destinado à Receita Federal, que garante a contribuição previdenciária. Segundo o SIMPI (Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias), a informação é essencial para evitar que trabalhadores fiquem desamparados em momentos de dificuldade.
“Muitos empreendedores ainda desconhecem que têm esse direito. Nosso papel é orientar para que, em momentos difíceis, ninguém fique desamparado”, destaca a instituição.
📺 Assista: Clique aqui
A partir de 2026, empresas brasileiras iniciarão o período de testes do novo sistema de CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e IBS (Imposto sobre Bens e Serviços). A mudança será implementada definitivamente em 2027, quando a CBS substituirá PIS e COFINS.
Segundo o advogado Piraci Oliveira, a alíquota deve girar em torno de 8%. Para empresas do lucro real, o impacto será pequeno (queda de 9,25% para 8%). Já para aquelas que hoje pagam 3,65% sem direito a crédito, a nova sistemática representará aumento significativo de custos, mas com a vantagem de permitir aproveitamento de créditos.
O novo modelo exigirá maior atenção ao gerenciamento tributário, principalmente em relação à folha de pagamento e operações com prestadores do Simples Nacional.
📺 Assista: Clique aqui
Contribuintes com dívidas na União podem aderir até 30 de setembro ao Edital nº 11/2025, que prevê descontos de até 100% em juros, multas e encargos legais.
Para MEIs, há condições específicas:
Débitos de até 60 salários-mínimos inscritos há mais de um ano podem ter até 50% de desconto;
A adesão garante a regularização fiscal e possibilidade de acesso a linhas de crédito.
De acordo com João Grognet, procurador-geral adjunto da Dívida Ativa da União, a medida ajuda microempreendedores a se reorganizarem financeiramente e voltarem a investir em seus negócios.
📺 Assista: Clique aqui
Segundo o professor Hudson Bessa, os efeitos do aperto monetário do Banco Central começam a aparecer: a inflação se aproxima da meta, enquanto a atividade econômica perde ritmo.
O cenário indica crescimento mais moderado, mas com estabilidade no mercado de trabalho. Para empresas, o desafio é lidar com receitas mais contidas e juros ainda elevados, exigindo planejamento e eficiência nos investimentos.
📺 Assista: Clique aqui
Apesar da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos à carne brasileira, o Brasil conseguiu manter o volume de exportações. Isso porque parte do produto passou a chegar ao mercado norte-americano via México.
De acordo com Sylvio Lazzarini, CEO do Grupo Varanda, a reorganização comercial e o aumento da demanda da China ajudaram a evitar perdas no setor. A previsão é de recorde histórico nas exportações de carne em 2025.
O executivo também destacou a competitividade brasileira, com custo de produção inferior ao dos EUA e da União Europeia, e o potencial da integração lavoura-pecuária-floresta para ampliar a produção de forma sustentável.
As negociações internacionais têm sido conduzidas pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, em conjunto com o ministro Fernando Haddad e o Itamaraty.
📺 Assista: Clique aqui
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Motta pauta “pacote da impunidade” e bolsonaristas se articulam por anistia após julgamento de Bolsonaro no STF
Leia Mais
Cerco judicial a Bolsonaro se intensifica enquanto Centrão articula nomes para 2026
Leia Mais
Michelle Bolsonaro fala em “humilhação” após Moraes ordenar monitoramento policial de Jair Bolsonaro
Leia Mais
Carla Zambelli enfrenta nova audiência na Itália em processo de extradição
Municípios