Campo Grande (MS), Terça-feira, 26 de Agosto de 2025

Política / Justiça

Governo calcula maioria na CPMI do INSS e deve mirar ex-ministros de Bolsonaro

Aliados de Lula dizem ter até 18 votos no colegiado e articulam convocação de Paulo Guedes; estratégia foi definida em reunião no Planalto

26/08/2025

07:15

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Mesmo após a derrota na eleição para o comando da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, realizada na semana passada, parlamentares governistas avaliam que o governo entrará na fase de votações com maioria de até 18 dos 31 votos do colegiado. O cálculo é de integrantes da tropa de choque aliada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A CPMI conta com 32 membros, mas o presidente — eleito senador Carlos Viana (Podemos-MG), da oposição — não vota.

Estratégia do Planalto

Após o revés na escolha dos cargos de comando, o Palácio do Planalto convocou ministros e líderes da base para uma reunião na segunda-feira (25/8). O encontro serviu para alinhar estratégias e reforçar a necessidade de presença integral dos aliados nas reuniões da comissão, a fim de evitar novas derrotas.

Segundo participantes, o discurso acordado foi o de que o governo não teme a investigação e deseja que os trabalhos avancem, ainda que isso inclua a convocação de ministros da atual gestão.

Mira em ex-ministros de Bolsonaro

Ao mesmo tempo, a tropa de choque governista articula convocar ex-ministros do governo Jair Bolsonaro (PL). Entre os nomes cotados está o do ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, que deve ser alvo de requerimentos da base governista já nas primeiras votações.

Contexto político

  • A primeira reunião oficial da CPMI ocorre nesta terça-feira (26/8), com a análise de 35 requerimentos.

  • O governo tenta transformar a derrota inicial na eleição da presidência em episódio isolado, atribuindo o resultado à ausência de senadores aliados no dia da votação.

  • A base calcula que, com presença total, terá maioria confortável para aprovar convocações estratégicas e direcionar o andamento da investigação.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: