Campo Grande (MS), Terça-feira, 19 de Agosto de 2025

Saúde Pública

EUA citam Mais Médicos em novas sanções; programa soma mais de 25 mil profissionais em regiões vulneráveis

Departamento de Estado norte-americano acusa ex-integrantes do Ministério da Saúde e da Opas de cumplicidade com regime cubano; Brasil mantém iniciativa ativa com foco em áreas remotas

13/08/2025

20:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O Programa Mais Médicos, criado em 2013 para suprir a carência de profissionais de saúde em regiões de difícil acesso, voltou ao centro das tensões diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos. Nesta quarta-feira (13), o Departamento de Estado norte-americano anunciou revogação de vistos e restrições a ex-integrantes do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), acusando-os de cumplicidade com o regime cubano durante a execução da iniciativa.

O comunicado, assinado pelo secretário de Estado Marco Rubio, citou nominalmente Mozart Júlio Tabosa Sales, atual secretário de Atenção Especializada à Saúde, e Alberto Kleiman, ex-chefe de relações internacionais do Ministério e atualmente integrante da organização da COP30, que será sediada em Belém (PA).

Histórico do programa e impasse com Cuba

Idealizado no governo Dilma Rousseff (PT) e implementado pelo então ministro Alexandre Padilha, o Mais Médicos chegou a ter 18,1 mil profissionais em 2015, sendo 60% vindos de Cuba por meio de convênio com a Opas. Parte do valor pago pelo Brasil era retida pelo governo cubano, o que, segundo Washington, configurava exploração trabalhista.

Em 2018, após críticas às condições de remuneração e exigências como a revalidação de diplomas via Revalida, o governo cubano encerrou o acordo e retirou seus médicos do país. No ano seguinte, a gestão Jair Bolsonaro (PL) substituiu a marca pela criação do Médicos pelo Brasil, priorizando profissionais brasileiros.

Em 2023, o governo Lula retomou a denominação “Mais Médicos para o Brasil”, agora com foco em formados no país, mas mantendo ambos os programas ativos.

Situação atual e alcance

De acordo com o Ministério da Saúde, Mais Médicos e Médicos pelo Brasil somam atualmente 25.337 profissionais em atividade, atendendo principalmente:

  • Municípios vulneráveis

  • Comunidades indígenas

  • População privada de liberdade

  • Pessoas em situação de rua

O programa está presente em mais de 4 mil municípios e mantém 108 vagas exclusivas para os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).

Podem participar médicos com registro no CRM ou diploma revalidado, brasileiros formados no exterior e médicos estrangeiros habilitados fora do país (neste caso, sem exigência de revalidação). Já o Médicos pelo Brasil contrata por meio da Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (Adaps), priorizando brasileiros.

Conflito diplomático mais amplo

As sanções ligadas ao Mais Médicos se somam a uma série de medidas recentes dos EUA contra o Brasil, incluindo:

  • Revogação do visto do ministro do STF Alexandre de Moraes

  • Tarifas de 50% sobre produtos brasileiros

  • Investigações comerciais em andamento

O endurecimento do discurso de Washington ocorre em meio a disputas econômicas, tensões políticas envolvendo o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e questões de influência internacional.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: