Campo Grande (MS), Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025

Política / Câmara Federal

Hugo Motta critica atuação remota de Eduardo Bolsonaro e indica possibilidade de perda de mandato

Presidente da Câmara afirma que regimento não prevê exercício do cargo a distância; deputado reage com ameaça de sanções dos EUA

08/08/2025

08:30

DA REDAÇÃO

©ARQUIVO

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), declarou nesta quinta-feira (7) que o regimento interno da Casa não permite o exercício do mandato a distância e indicou que poderá decretar a perda do mandato do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos.

“Temos um problema político-jurídico que envolve o deputado Eduardo Bolsonaro, que tomou a decisão de ir aos Estados Unidos e ficar lá defendendo teses que lhe são caras. E essas teses, nós temos que respeitar, apesar de não concordar com alguns movimentos que ele tem feito. Não há previsibilidade para exercício do mandato a distância no nosso regimento”, afirmou Motta ao Metrópoles.

Segundo o presidente da Câmara, Eduardo “sabia daquilo que não seria possível manter” ao optar por permanecer fora do país.

Eduardo Bolsonaro reage

Em resposta, Eduardo Bolsonaro voltou a ameaçar que Motta poderia se tornar alvo de sanções do governo americano, citando como exemplo o ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco, que teria perdido o visto de entrada nos EUA por não analisar pedidos de impeachment contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

“Se continuar nessa toada de Alexandre de Moraes abusando do poder e nada sendo feito, pode, possivelmente, nas cenas dos próximos capítulos, isso daí ocorrer”, disse Eduardo.

No dia 30 de julho, o governo dos EUA aplicou sanções a Moraes com base na Lei Magnitsky, que prevê proibição de entrada em território americano, bloqueio de bens e restrições comerciais para acusados de violações graves de direitos humanos.

Clima tenso e possíveis punições

Motta afirmou que o exercício da presidência exige equilíbrio e reforçou que “nada” o afastará do foco de “fazer o que é certo”. Ele também reiterou que tomará providências contra deputados que ocuparam o plenário da Câmara e paralisaram os trabalhos por mais de 30 horas. A punição pode incluir suspensão de mandatos por até 180 dias.

Caso Julia Zanatta e o “bebê escudo”

Durante a obstrução, um episódio envolvendo a deputada Julia Zanatta (PL-SC) gerou reação do deputado Reimont (PT-RJ), que acionou o Conselho Tutelar. Zanatta levou sua filha de quatro meses ao plenário, sentando-se com a criança nas cadeiras da Mesa Diretora, e declarou ter usado o bebê como “escudo” para não ser retirada do local.

No ofício ao Conselho Tutelar, Reimont afirmou que a conduta expôs a criança a “ambiente de instabilidade, risco físico e tensão institucional”. Julia respondeu nas redes sociais que críticos não estariam preocupados com a segurança da filha e a acusou de ser alvo político.

Contexto político

A mobilização da oposição faz parte da pressão pela votação do Projeto de Lei da Anistia e do impeachment de Alexandre de Moraes, ambos integrantes do chamado “pacote da paz” defendido por aliados de Jair Bolsonaro (PL).


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: