Campo Grande (MS), Sábado, 12 de Julho de 2025

Política / Economia

Alckmin coordenará reação empresarial do Brasil contra tarifa de Trump

Vice-presidente lidera articulação com agronegócio e indústria para resposta estratégica à sobretaxa de 50% imposta pelos EUA

11/07/2025

20:00

DA REDAÇÃO

©ARQUIVO

O governo brasileiro começou a traçar sua estratégia de reação à tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos nacionais, com vigência a partir de 1º de agosto. O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), foi designado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para liderar um grupo de articulação com o setor empresarial.

A iniciativa envolverá representantes de áreas-chave da economia brasileira, como agronegócio, indústria e tecnologia, com o objetivo de formular uma resposta coordenada ao chamado “tarifaço de Trump”. Além do diálogo com os empresários, o grupo avaliará alternativas de mercado e ações diplomáticas e comerciais diante da nova postura adotada por Washington.

“Essa tarifa é totalmente equivocada. Quem deveria reclamar somos nós, que mantemos alíquota média de 2,7% para produtos americanos”, declarou Alckmin.

Setores impactados diretamente pela tarifa de Trump:

  • Carne bovina

  • Suco de laranja

  • Café

  • Tecnologia e eletrônicos

  • Aviação (com possível participação da Embraer)

O governo ainda define os nomes que integrarão o comitê empresarial, mas a intenção é ouvir todos os setores prejudicados para formular uma reação multissetorial e unificada. A Embraer, segundo informações da CNN, já está entre as cotadas a participar da articulação.

Mobilização ministerial e possível retaliação

Além de Alckmin, os ministérios da Casa Civil, Fazenda, Relações Institucionais e o Itamaraty foram acionados para atuar conjuntamente na questão. A intenção do Planalto é buscar uma solução diplomática antes da entrada em vigor da tarifa, mas sem descartar medidas retaliatórias.

“Se não tiver jeito no papo, nós vamos estabelecer a reciprocidade: taxou aqui, vamos taxar lá”, afirmou o presidente Lula.

A retórica firme do governo visa demonstrar que o Brasil não aceitará imposições unilaterais e está disposto a recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC), além de ampliar sua agenda com outros mercados importadores.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: