Política / Polícia
PF marca depoimento de Bolsonaro sobre ações do filho Eduardo nos EUA
Ex-presidente será ouvido por possível envolvimento em atos de obstrução e coação atribuídos ao deputado licenciado Eduardo Bolsonaro
29/05/2025
19:00
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
A Polícia Federal agendou para a próxima quinta-feira, dia 5 de junho, o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro no inquérito que apura a atuação de seu filho, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), em investidas contra autoridades brasileiras a partir dos Estados Unidos. O depoimento ocorrerá no âmbito de uma investigação que aponta possíveis crimes de coação, obstrução de justiça e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.
Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), Bolsonaro deve ser ouvido por ser considerado possível beneficiário direto das ações do filho. A PGR também argumenta que o ex-presidente teria admitido, publicamente, que ajudaria a custear a permanência de Eduardo no exterior, o que poderia configurar indício de conivência ou apoio logístico.
A investigação menciona postagens em redes sociais e declarações públicas de Eduardo Bolsonaro, nas quais o parlamentar teria defendido que o governo do ex-presidente Donald Trump impusesse sanções a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Tais ações são interpretadas pela PGR como tentativas de influenciar ilegalmente processos judiciais em curso no Brasil.
Segundo a Procuradoria, Eduardo também atuou para descredibilizar as investigações que apuram a tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023. Essas condutas configurariam tentativa deliberada de obstrução das apurações conduzidas pelas autoridades brasileiras.
A PGR identificou, na conduta de Eduardo Bolsonaro, possíveis indícios da prática de:
Coação no curso do processo
Obstrução de investigações sobre organização criminosa
Abolição violenta do Estado Democrático de Direito
O depoimento de Jair Bolsonaro será crucial para avaliar a eventual participação direta ou indireta do ex-presidente na articulação dessas ações. A defesa do deputado ainda não se manifestou sobre o novo desdobramento.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula faz exames e passará por cirurgia de catarata nesta sexta-feira
Leia Mais
Ratinho Jr. defende indulto a Bolsonaro e evidencia racha interno no PSD sobre anistia
Leia Mais
Toffoli retira sigilo de depoimentos no inquérito que apura fraudes bilionárias no Banco Master
Leia Mais
Malafaia pede ao STF rejeição de denúncia por ofensas ao comando do Exército
Municípios